11 tipos de dietas: escolha a ideal para si


Tanto por questões estéticas ou por saúde, a dieta ajuda-o a perder peso e aumentar a sua auto-estima. A pensar nisso, o médico Alexander Luiz Gomes de Azevedo, lançou o livro “As 11 Dietas mais Famosas do Mundo”. Veja o resumo delas a seguir:
  • Dieta do tipo sanguíneo: de acordo com os princípios desta dieta, cada organismo está preparado para assimilar determinados tipos de alimento. Por exemplo, pessoas do sangue tipo O têm mais facilidade de digerir carne vermelha, enquanto as do tipo B toleram melhor os derivados lácteos.

  • Dieta vegetariana: nesta dieta, o único alimento absolutamente proibido é a carne vermelha, que faz com que o consumo de gorduras saturadas e o risco de doenças cardiovasculares seja reduzido. A desvantagem é que o vegetariano pode sofrer de falta de cálcio e ferro e também envelhece mais rápido por ter uma deficiência nutricional.
  • Dieta do Dr. Atkins: a dieta da proteína reduz severamente a ingestão de hidratos de carbono em todas as refeições, o que faz com que os resultados sejam rápidos num curto espaço de tempo.
  • Dieta da sopa: o resultado desta dieta é comprovado. É possível perder de três a sete quilos numa semana. Mas é melhor não manter este regime por mais de sete dias. A desvantagem desta dieta é a redução drástica de hidratos de carbono, que assim como a dieta de Atkins, corta severamente esta fonte de energia do nosso corpo.
  • Dieta mediterrânea: baseia-se na redução do consumo de gorduras saturadas. Tem como principal vantagem manter afastadas as doenças cardiovasculares.
  • Dieta ortomolecular: nesta dieta, baseada na utilização de suplementos vitamínicos e minerais diariamente, a alimentação é bastante balanceada, fornecendo ao organismo todos os nutrientes necessários. Contribui para melhorar pele, cabelos, unhas e também auxilia o bom funcionamento dos intestinos, no entanto, é ainda rejeitada pela classe médica.
  • Dieta de South Beach: foi criada com o objectivo de reduzir o mau colesterol e triglicerídeos do sangue, mas também obteve como resultado perda de peso dos pacientes. Esta dieta preocupa-se não com a quantidade, mas com a qualidade dos alimentos.
  • Dieta programada Lean Body: esta dieta é indicada apenas para quem pratica exercícios físicos diariamente. Baseia-se na ideia de que uma dieta de baixa caloria não é indicada para queimar gordura. O lema é: comer mais para emagrecer mais.
  • Dieta da combinação de alimentos: nesta dieta o que está em causa não é a qualidade, nem tampouco a quantidade, mas sim a combinação de alimentos. Para além de ajudar a emagrecer, também desintoxica o organismo e melhora o funcionamento do aparelho digestivo.
  • Dieta da pirâmide dos alimentos: é a dieta mais aconselhada como reeducação alimentar. Se a pirâmide dos alimentos for cuidadosamente respeitada, esta dieta não trará nenhuma desvantagem para o seu organismo.
  • Vigilantes do peso: a organização Vigilantes do Peso foi fundada na década de 60 com o objectivo principal de dar incentivo e motivação aos participantes. Baseia-se num sistema de pontos, em que cada alimento tem um número de pontos respectivo e os participantes devem seguir a cota diária permitida.

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