Dieta das cores


Sabia que um prato colorido, com alimentos verdes, amarelos, vermelhos e de outras cores é muito mais benéfico para a saúde que os pratos monocromáticos? Como os alimentos mais coloridos são as verduras, os legumes e as frutas, uma alimentação policromática é uma fonte maior de fibras, água e vitaminas.
Para além de uma alimentação colorida ser uma óptima aliada no emagrecimento e reeducação alimentar, também traz muitos benefícios para a saúde. Veja o que cada cor de alimento pode fazer por si.

Vermelhos: tomates, melancia, goiaba, morango, pimento vermelho, framboesa, entre outros. São fontes de licopeno, um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres e evita, desta forma, o envelhecimento precoce e alguns tipos de cancro. São ainda fontes ricas em vitamina C, flavonóides, fósforo, potássio, ferro e magnésio.
Laranjas e amarelos: cenoura, abóbora, laranja, maracujá, papaia, pimento amarelo, entre outros. Estes alimentos são ricos em betacaroteno, um antioxidante que assim como o licopeno combate os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e ainda favorece o sistema imunitário. Como esta substância também participa na síntese de colagénio, também melhora o aspecto da pele e dos cabelos.
Brancos: alho, cebola, arroz, batata, banana, nabo, entre outros. São alimentos ricos em minerais, hidratos de carbono, fósforo, vitamina B6 e cálcio. Auxilia o sistema respiratório, a renovação celular, aumenta a imunidade contra doenças e ajuda no metabolismo de proteínas.
Verdes: couve, espinafre, pimento verde, ervilha, rúcula, quiabo, entre outros. Ricos em clorofila, estes alimentos estimulam a produção de glóbulos vermelhos, aumentam a oxigenação celular e melhoram o metabolismo. São ainda fontes de fibras, vitaminas e minerais como o ferro e o zinco.
Roxos: amora, uva, ameixa, beterraba, cebola roxa, couve roxa, mirtilo, figo, entre outros. A sua tonalidade roxa ou azulada é devido a uma substância chamada antocianina, um poderoso antioxidante que actua na eliminação de radicais livres atenuando o envelhecimento.
Castanhos: amêndoas, lentilha, castanha de caju, nozes, feijão, entre outros. São fontes de vitamina E e selénio. Como também são ricos em fibras, favorecem o trânsito intestinal e melhoram o sistema digestivo como um todo.
Faça um arco-íris no seu prato e ficará muito mais saudável e até perderá alguns quilos.

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