Vantagens e desvantagens das dietas mais populares


Actualmente, o culto ao corpo faz com que cada vez mais pessoas utilizem ferramentas para conseguir emagrecer ou manter o peso. Uma das formas mais escolhida para este efeito são as dietas. Mas deve ter atenção, nem todo programa de dieta disponibilizado na Internet ou em livros traz apenas benefícios ao corpo, principalmente as que prometem resultados rápidos com um mínimo de sacrifício.
Por isso, abaixo encontra as vantagens e desvantagens das dietas mais utilizadas ultimamente.
Dieta do tipo sanguíneo: esta dieta é baseada no princípio de que alguns tipos sanguíneos estão mais preparados para digerir específicos tipos de alimento.
De acordo com esta dieta, as pessoas do grupo sanguíneo O, por exemplo, são mais toleráveis a carne, enquanto as do tipo B aceitam melhor os produtos lácteos. Esta dieta ainda não teve a sua eficácia comprovada cientificamente e os riscos estão no facto de que pode excluir alimentos essenciais na sua dieta apenas porque não estão na lista de permitidos.
Dieta da proteína: baseia-se na diminuição da ingestão de hidratos de carbono em todas as refeições e o aumento do consumo de proteína. Os alimentos permitidos são as carnes vermelhas e brancas e ovos, e os proibidos são as massas, arroz, pão, queijos, etc. No entanto, a nossa principal fonte de energia são os hidratos de carbono e a exclusão destes na nossa alimentação traz muitas consequências negativas, impedindo os praticantes desta dieta que realizem actividades do dia-a-dia de forma saudável. O excesso de proteína também pode provocar o mau funcionamento de órgãos como os rins e o coração.
Dieta da sopa: baseia-se no consumo de alimentos líquidos durante a maior parte do dia. Os alimentos permitidos são sopas, sumos, frutas, verduras e, nos últimos dias da dieta, carne branca em pequena quantidade. Os adeptos desta dieta perdem peso rapidamente, no entanto, se realizada por muito tempo pode trazer alguns prejuízos para a saúde. Para além do mais, depois de terminar esta dieta é provável que o praticante volte a recuperar o peso também com a mesma velocidade, uma vez que as pessoas desenvolvem uma necessidade maior de se alimentar.
Por isso, para ter bons resultados, procure sempre um nutricionista para fazer o acompanhamento da sua dieta.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Dietas.com.pt © 2015

-----